Caxito - Trinta mil crianças, dos zero aos catorze anos de idade, serão desparasitadas na província do Bengo, informou a Chefe de Departamento de Saúde Pública, Guilhermina Lima.
Desparasitação é um tratamento para infecções parasitárias, que podem ser causadas pela ingestão de água ou alimentos não tratados, ou pela pele. Essas infecções podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento de crianças, e enfraquecer o sistema imunológico.
O acto de lançamento da campanha decorreu segunda-feira, no município dos Dembos, e vai abranger crianças dos zero aos catorze anos de idade nos municípios dos Dembos, Bula-Atumba e Pango-Aluquém, por estes apresentarem maior índice de manifestação das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs).
Guilhermina Lima referiu que a campanha visa erradicar as doenças tropicais nas comunidades, ideia corroborada pela administradora municipal adjunta do Dembos, Edna Ngola.
A responsável apelou aos responsáveis de famílias a aderirem a este e outros programas pensados pelo Executivo como forma de reforço imunológico das crianças, controlando e mobilizando-as, pois, quando vacinadas e desparasitadas maior é a garantia de saúde.
Doenças tropicais é um grupo de patologias infecciosas/parasitárias, tais como a filariose linfática, sarna e a tripanossomíase. PA