Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vandalismo afectou mais de 3 mil km de cabos eléctricos no país

     Economia              
  • Huíla • Terça, 05 Novembro de 2024 | 15h42
Cabos eléctricos encontrados na Huíla
Cabos eléctricos encontrados na Huíla
Morais Silva - ANGOP

Lubango - Mais de três mil quilómetros de extensão de cabos condutores de electricidade de alta tensão e de tubagem de água foram vandalizados, desde 2022, em todo no país, tendo causado prejuízos estimados em mais de 15 milhões de dólares norte-americanos, denunciou hoje, na Huíla, o ministro do sector, João Baptista Borges.

A preocupação foi manifestada hoje, terça-feira, à ANGOP, pelo ministro de energia e águas, João Baptista Borges, no segundo dia visita de trabalho à província da Huíla, onde constata o andamento das obras no sector que dirige.

Sublinhou que os prejuízos provocados pelas acções dos meliantes criaram danos na rede, redutores da rede de transmissão e postes de transformação (PT´s).

“Recentemente vandalizaram a linha entre o Soyo e Capari, onde de 180 torres foram danificadas e a sua reposição está a ser feita paulatinamente, à medida que se vai mobilizando recursos, já que os danos são avultados para o Estado”, disse.

Em relação aos desafios impostos no sector da água, João Borges, afirmou que a prioridade passa melhorar a quantidade e qualidade da água em Luanda, dada densidade populacional.

Sublinhou que, ainda no cômputo das acções de abastecimento de água potável, foram concluídos o sistema de Ndalatando, uma cidade que não tinha água desde Janeiro último, assim como o de Saurimo. JT/MS

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+