Luanda - Duas mil 553 pacientes, com malformação do lábio leporino e fenda do palato, beneficiaram de consultas e cirurgias gratuitas em vários municípios do país, informou, nesta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública , Carlos Pinto de Sousa .
A campanha de consultas e cirurgias de maxilo facial, que decorreu de 15 de Julho à 15 de Outubro do ano em curso, sob o lema "Facilita a Minha Vida", permitiu assistir 3.373 pacientes .
Além de Luanda, as províncias do Cunene, Moxico, Huambo, Huíla, Benguela e Uíge beneficiaram-se também destes serviços com o objectivo de evitar a deslocação onerosa dos pacientes para a capital do país em busca de tratamento ligados a esta especialidade.
De acordo com o secretário de Estado Carlos Pinto de Sousa , que falava no acto de encerramento da campanha, este ambicioso projecto reduz assim um grande número de utentes da lista de espera de cirurgia, bem como devolve-os a dignidade .
Segundo o responsável, trabalhos de género devem continuar, afim de diagnosticar, tratar e fazer o seguimento, sobretudo das crianças afectadas por estas patologias, obedecendo políticas instituídas pelo Ministério da Saúde, para o atendimento diferenciado, multidisciplinar e especializado.
“ A relevância das doenças do fórum maxilo facial no país, é uma preocupação do Executivo através do MINSA e realizou um investimento significativo no capital humano com os maiores concursos públicos de ingresso e promoção em 2018, 2019 e 2022, tendo sido admitidos mais de 41.093 profissionais para reforçar a capacidade institucional.
Isto significou um incremento acima dos 40 porcento do total da força de trabalho no serviço de saúde e destes 24.652 são enfermeiros, o que está a permitir a melhoria da prestação de cuidados de qualidade e humanizados.
Por sua vez, o director do hospital Josina Machel , Carlos Zeca , agradeceu a audácia e patriotismo de uma equipa de 41 profissionais envolvidos afecto a referida unidade .
Fez saber que a equipa, chefiada pelo especialista em cirurgia de maxilo facial Agnelo Lucamba , visou levar a todos os cidadãos, espalhadas pelo país, atendimento médico especializado e de maior complexidade.
Avançou que missão do Josina Machel, nestes quatro meses de trabalho, consubstanciou-se principalmente na necessidade de se materializar as principais directrizes do MINSA.
Frisou que permitiu igualmente estabelecer um intercâmbio de troca de experiência e conhecimento entre os profissionais de saúde com bons indicadores que vão contribuir para a redução do número de transferências de pacientes das unidades municipais para as terciárias .EVC/SEC