Luanda – A nova representante do povo Luvale-Luena, Nyakatolo Anabela Ngambo Kaumba, manifestou esta terça-feira, em Luanda, a sua preocupação pelo baixo nível de desenvolvimento da província do Moxico, nos mais variados sectores.
Estas preocupações foram apresentadas ao primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, durante audiência concedida à soberana.
Na ocasião, Nyakatolo Anabela Ngambo Kaumba salientou a necessidade de mais vias de acesso à região, bem como a melhoria e aumento das instalações e de profissionais nos domínios da educação, saúde, agricultura, restauração, entre outros.
De acordo com a soberana, é urgente a necessidade de maiores investimentos locais nos distintos sectores, mas manifestou-se esperançada de que as assimetrias verificadas actualmente serão reduzidas em benefício da população.
Durante o encontro, manifestou igualmente preocupação em relação ao sinal da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Rádio Nacional, que não se faz sentir em diversas áreas da região.
Já em relação à nova divisão político- administrativa do país, aprovada recentemente e que leva à divisão da província do Moxico em duas (Moxico e Moxico Leste), Nyakatolo Anabela Ngambo Kaumba saudou a decisão, uma vez que, na sua opinião irá contribuir para uma maior aproximação dos serviços às populações.
Nyakatolo é um título real de nobreza dado à soberana (a linha de sucessão é sempre feminina e matrilinear) dos povos luvales-luenas quando assume o poder.
O título da realeza é originário das tradições do actualmente extinto Reino Lunda, que existiu no centro-sul da África. MGM/SC