Luanda - Novecentos e 26 crimes cibernéticos foram registados, de Janeiro a Outubro deste ano, no país, representando uma redução de 504 casos, comparativamente ao período homólogo de 2023.
Dos crimes notificados, destaca-se 452 de burla informática, 284 de assumpção de falsa identidade, 157 de acesso ilegal a sistemas de informação e 33 de extorsão e chantagem, que resultaram na perda de 655 milhões de kwanzas. No ano transacto as perdas foram de mil milhão.
Os dados foram avançados, esta terça-feira, pelo director nacional interino de Combate aos Crimes Informáticos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), durante a CyberSecur Summit 2024, o maior evento de segurança cibernética e investigação corporativa em Angola, iniciado hoje, em Luanda.
Ao dissertar o tema “Jogos, crimes e fraudes facilitados pela Inteligência Artificial (IA)”, o responsável disse que a redução dos crimes é resultante da crescente atenção dos cidadãos com a questão da segurança digital, associado às acções operativas do Serviço de Investigação Criminal.
Apesar deste cenário decrescente, disse que os crimes cibernéticos ainda constituem preocupação para o órgão, tendo em conta as frequentes mudanças do modo de actuação dos infractores.
Em razão disso, apelou aos cidadãos para denunciarem qualquer tentativa de burla, para que o SIC possa actuar atempadamente e responsabilizar os implicados.
Com duração de dois dias, o CyberSecur Summit 2024 tem como tema central a Inteligência Artificial e a Segurança da Informação.
O evento junta líderes e especialistas do sector das tecnologias da informação, para além de estudantes, e prevê ainda abordagem de temas relacionados com os desafios e oportunidades na protecção de dados na era da inteligência artificial, a automação para melhoria na detecção de ameaças e resposta a incidentes.
Constam ainda matérias sobre gestão de riscos e compliance em Angola: Desafios e oportunidades, insegurança cibernética e fraudes facilitadas pela Inteligência Artificial no sector bancário e riscos associados ao uso crescente de sistemas automatizados.
A CyberSecur Summit é um encontro realizado anualmente, desde 2020, com o fito de contribuir para o desenvolvimento do sector tecnológico no país, fomentar a inovação e promover parcerias estratégicas. ACC/VC