Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador ausculta dirigentes de clubes e associações desportivas

     Desporto              
  • Huambo • Terça, 05 Novembro de 2024 | 15h41
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, auscultou, esta terça-feira, os dirigentes dos clubes, associações desportivas e atletas, que, entre as preocupações, reclamaram a falta de infra-estruturas, patrocínios e viaturas, para a massificação das modalidades.

Durante o encontro interactivo de mais de duas horas, realizado no auditório do Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”, na cidade do Huambo, para além das inquietações, mereceu destaque reflexões sobre o estado actual do desporto nesta região, que já foi celeiro em diversas modalidades do país.

Das reclamações conjunturais, o presidente do Ferrovia do Huambo, Adriano Catito, lamentou as dificuldades para a obtenção de patrocínios e apoios dos empresários, para materializar os projectos traçados pelo clube, que vai competir na segunda divisão na presente época desportiva (2024/2025).

O presidente do Sport Huambo e Benfica “Mambroa”, António do Rosário Machado, disse que, para além da falta de autocarro para o transporte dos atletas, o clube carece de fundos, para a sequência na formação dos jovens.

Em nome do Petro do Huambo, Aníbal Salumbo, lamentou a falta de condições de infra-estruturais, como um pavilhão para a realização de treino dos seus atletas em diversas modalidades, o que está a condicionar a recuperação da mística do clube.

O presidente do Clube Tiro e Pesca do Huambo, Francisco Raimundo, pediu a construção de um fosso olímpico no município do Bailundo, que, a olhar pelas condições dos rios, tem capacidade para albergar provas nacionais e internacionais.

Para o presidente do JGM do Huambo, Jorge Mangrinha, é hora da província do Huambo arregaçar as mangas e recuperar o tempo parado no futebol nacional, com início das competições ao mais alto nível.

Nas suas preocupações, o presidente do Clube de Natação do Huambo, Cláudio Yofina, pediu a construção de uma piscina olímpica e municipal, para acolher mais atletas e massificação da modalidade na região.

Por sua vez, o presidente da Associação do Desporto Paralímpico na província do Huambo, Jaime Chilala, solicitou mais cadeiras de rodas profissionais para os associados, para além da necessidade de se criar políticas para inseri-los em diversas actividades na sociedade.

Intervieram, igualmente, durante a auscultação os representantes dos recreativos da Caála e do Sassonde, clubes desportivos da Educação, Chapesseca, Super Staff, 4 de Junho, Academia Estrelas do Futuro, Escolinha de Andebol do São João, para além das associações de Lutas mistas, Taekwondo e Judo, que apresentaram preocupações conjunturais nas modalidades.

Em resposta, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, manifestou a disponibilidade em estabelecer as pontes para o diálogo no sector, com o objectivo de inverter o actual quadro do desporto nesta região do Planalto Central do país, que precisa recuperar a sua mística e voltar a ser celeiro das modalidades.

Sem responder de forma específica a cada preocupação apresentada, o governante disse que quer trabalhar com os agentes desportivos em todas as modalidades, mobilizando os apoios necessários, enquanto servidor públicos, para o crescimento do sector.

Quanto a situação das infra-estruturas, orientou ao gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da província para um levantamento do estado na província, para se saber como podem ser aproveitados, para a massificação das modalidades.

Pediu aos clubes a entregarem, de forma atempada, os projectos junto ao Governo local, para que, entre outras, se saiba como intervir diante de algumas preocupações apresentadas. ZZN/JSV/ALH





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+