Icolo e Bengo - A distância entre as comunas e povoações do município da Quiçama, aliada ao mau estado das vias, obrigam ao prolongamento, por tempo indeterminado, da campanha de vacinação animal conta a raiva, iniciada a 01 deste mês, soube-se esta terça-feira.
A campanha de vacinação animal, promovida pelo Governo angolano, gratuita, decorre a nível nacional, com o término previsto para sábado (09).
Entretanto, em entrevista à ANGOP, a directora municipal da Agricultura e coordenadora da campanha de vacinação animal, Joaquina Calueto, fez saber que esta acção terá continuidade por tempo indeterminado, após a data limite oficial, por causa da distância entre as comunas e, sobretudo, as dificuldades de acesso à determinadas localidades.
Reforçou que o município da Quiçama tem as comunas separadas entre si, por 40, 60 ou mais quilómetros, e o acesso à localidades como Caxarandanda, Mumbondo, Luandos e Zemba é feito apenas por via aérea, fluvial e ou camiões Camaze, em função do mau estado das vias.
"Vamos aproveitar agora a boleia dos meios que a direcção municipal da Saúde está a usar para distribuir fármacos a todos os centros de saúde e postos médicos, para podermos abranger o maior número possível de animais, dos 2.500 previstos, entre cães, gatos e macacos", disse.
A vacinação está a ser feita em postos fixos e porta a porta, por equipas móveis, envolvendo nove brigadas com 2.880 doses de vacinas animais. AJQ