Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Visita do PR às obras de acesso ao AIAAN marca noticiário da semana

     Política              
  • Luanda • Sábado, 09 Novembro de 2024 | 14h11
Presidente João Lourenço visita vias de acesso ao Aeroporto Internacional DR. Agostinho Neto
Presidente João Lourenço visita vias de acesso ao Aeroporto Internacional DR. Agostinho Neto
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A visita de campo do Presidente João Lourenço às obras de construção das vias rodoviárias da 2ª Circular A-3, de acesso ao Aeroporto Internacional Agostinho Neto (AIAAN), na comuna do Bom Jesus, município do Icolo e Bengo, foi destaque do noticiário da semana que hoje, sábado, termina.

No local, o Titular do Poder Executivo recebeu explicações sobre o andamento dos trabalhos das duas rodoviárias que vão ligar o AIAAN, passando pela centralidade do Zango5 e desbocando no centro da cidade capital.

Actualmente as obras, a cargo de uma empreteira angolana de construção, decorrem com trabalhos de betonagem, rede de esgotos, entre outros, cujo final está previsto para Junho de 2025.

Antes, João Lourenço, acompanhados dos seus auxiliares, percorreu de comboio o troço que liga a estação ferroviária do Bungo até ao Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, para verificar, entre outros, o nível de execução da vedação da linha-férrea e a implementação do sistema de comunicação.

Na semana finda, o Presidente da República nomeou, para os cargos de secretários de Estado do Interior e para o Asseguramento Técnico, respectivamente, Arnaldo Manuel Carlos (até então comandante-geral da Polícia Nacional) e Cristino Ndeitunga (ex-vice-governador de Luanda para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.

Em Decreto, o Chefe de Estado nomeou ainda Francisco Ribas da Silva, até então delegado do Ministério do Interior e comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional de Angola para o cargo de comandante-geral da corporação e o promoveu ao posto policial de comissário geral.

Entretanto, o Presidente da República, João Lourenço, pediu ao novo ministro do Interior, Manuel Homem, para exercer a função “sem nenhum tipo de complexo ou receio da farda".

Ao falar na cerimónia de empossamemto de novos governantes, disse confiar nas capacidades de Manuel Homem, salientando que, apesar de ser um civil, "vai dar num bom ministro do Interior".

Manuel Homem substitui no cargo o general Eugénio Laborinho.

Nos últimos sete dias, o Titular do Poder Executivo deu por findo o mandato do Conselho de Administração da empresa pública Radiodifusão Nacional de Angola (RNA), liderado por Pedro Afonso Cabral.

Noutro domínio, o Chefe de Estado angolano felicitou Donald Trump, pela eleição ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América.

Na mensagem de felicitações, João Lourenço disse ter a plena convicção de que os esforços bem sucedidos realizados entre os dois países e Governos, no sentido de construírem uma base sólida a qual assenta uma reforçada confiança mútua, continuará a ser a linha de actuação comum.

O Estadista angolano felicitou, também, o político tswanês Duma Gideon Boko pela sua eleição ao cargo de Presidente da República do Botswana, nas eleições de 30 de Outubro.

No cumprimento da sua agenda de trabalho, o Presidente da República recebeu, em audiência, o embaixador da Itália em Angola, Cristiano Gallo, com quem abordou assuntos relativos à cooperação bilateral.

O diplomata, em fim de missão, ressaltou as boas relações de cooperação entre os dois paises, que sao de longa data, e que, actualmente, "estão mais sólidas e fortes".

No decurso da semana, Angola e o Egipto assinaram, na cidade do Cairo, um acordo bilateral no domínio da Defesa, na perspectiva do relançamento da cooperação neste domínio.

Foram signatários do Acordo, o ministro angolano da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade", e o seu homólogo egípcio Abdel Majeed Sagr.

Destaque ainda a participação da presidente da Assembleia Nacional,
Carolina Cerqueira, na 10.ª Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos do G20, que teve lugar na capital brasileira, Brasília.

O evento, que decorreu sob o lema "Parlamento por um mundo Justo e um Planeta Sustentável", serviu para promover debates e discussões de temas relacionados com o combate à fome, pobreza e desigualdade".

Fez também manchete, o lançamento do Mecanismo de Verificação Ad-Hoc Reforçado (MVA-R) para a paz no leste da RDC na região de Goma, província do Kivu-Norte, em acto testemunhado pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
 
Este Mecanismo visa estabelecer os esforços de pacificação da região Leste da RDC e promover a estabilidade e segurança através de um monitoramento rigoroso e integrado.

Ao longo da semana, o analista Osvaldo Mboco lançou a obra académica intitulada “Política Externa de Angola”, elogiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, por conter capítulos essenciais que reflectem a vida internacional.

A par disso, Angola enalteceu, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, os esforços deste organismo internacional com vista à protecção da integridade da informação.

O facto foi expresso pelo representante permanente de Angola nas Nações Unidas, Francisco da Cruz, ao intervir na reunião plenária da quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU, em que esteve em debate, entre outros, temas relacionados à informação.

No capítulo partidário, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, renovou o compromisso de luta do seu partido "por uma Angola justa, inclusiva e próspera para todos".

A dirigente partidária falava na cerimónia das festividades dos 50 anos da chegada da primeira delegação do MPLA a Luanda, decorrida na rua Dona Amália, no distrito do Rangel.

Informou que o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço continua apostar fortemente na diversificação da economia e no desenvolvimento das infra-estruturas, na saúde, na educação de qualidade e capacitação dos recursos humanos, em particular da juventude, para que o país possa enfrentar os desafios do século 21.DC





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+