Dundo - A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) implantada desde 2021, vai, a partir do próximo ano académico, implementar o primeiro polo universitário no país, propriamente no município de Lucapa, 145 quilómetros da cidade do Dundo, província da Lunda-Norte.
O anúncio foi feito este sábado, pelo embaixador de Espanha acreditado em Angola, Manuel Lejarreta, no final da visita de trabalho à província da Lunda-Norte, acompanhado da ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula De Oliveira.
Segundo o diplomata, a implementação do referido polo, que vai funcionar nas instalações do Instituto Médio Politécnico do Lucapa, consta do programa de expansão da UNIC, no quadro de uma pareceria com o Ministério do Ensino Superior.
Disse que polo vai ministrar cursos nas áreas técnicas, das engenharias e saúde.
Fez saber que numa primeira fase, os estudantes vão frequantar o primeiro e segundo ano aqui no polo do Lucapa e depois concluir no campus central, no Cuito.
Para além do Lucapa, prosseguiu, prevê também a implementação de um polo no município de Cambulo.
Com 15 licenciaturas centradas nas áreas de engenharia, saúde , gestão e direito, a UNIC é fruto de uma parceria entre a Fundação Universitária Ibero-americana e a Universidade Europeia do Atlântico, que juntos constituem a Fundação Universitária Euro Africana.
A Universidade está vocacionada para a formação de quadros a nível de graduação em licenciatura e pós-graduação, em diversas áreas do saber.
A província da Lunda-Norte conta com uma instituição do ensino superior, Universidade Lueji A'nkonde, do sector público, que ministra cursos de Economia, Direito e Ciências de Educação. HD