Dundo - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Paula De Oliveira, afirmou este sábado, que a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ministério, em 2025, prevê a melhoria das infraestruturas existentes e a construção de novas, no sector público.
A proposta do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2025 (OGE-2025) , aprovada sexta-feira na generalidade pela Assembleia Nacional, com 112 votos a favor, 63 contra e três abstenções, concentra para o Ministério do Ensino Superior, 2,41 por cento.
O OGE 2025 prevê, no geral, despesas no valor de Kz 34,63 biliões, um aumento de 40% em relação ao OGE 2024, e foi elaborada com base num preço médio do barril de petróleo de 70 dólares.
Em declarações à imprensa, no final da visita de trabalho à província da Lunda-Norte, a governante disse que o Ministério prevê , no próximo orçamento, concluir alguns projectos, infraestruturas, bem como a abertura de concurso público interno e externo para a promoção de docentes.
"Precisamos ter boas infraestruturas e corpo docente qualificado para termos uma formação de qualidade e consequentemente quadros qualificados para dar resposta aos inúmeros desafios do país", frisou.
Por outro lado, informou que o objetivo principal da sua visita à Lunda-Norte, é de aferir as condições infraestruturais para a implementação, no próximo ano académico, do polo universitário da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), implantada na província do Bié.
Disse que das condições apresentadas pelo governo local, ficou definido que a partir do próximo ano académico, será implementado no município do Lucapa, o primeiro polo universitário da UNIC, em Angola, com curso técnicos e de engenharia.
Realçou que na primeira, o polo , que vai funcionar no Instituto Médio Politécnico do Lucapa, no período pós-laboral, vai arrancar com licenciatura em ciência de educação.
A UNIC é fruto de uma parceria entre a Fundação Universitária Ibero-americana e a Universidade Europeia do Atlântico, que juntos constituem a Fundação Universitária Euro Africana.
A Universidade está vocacionada para a formação de quadros a nível de graduação em licenciatura e pós-graduação, em diversas áreas do saber.
Por razões de agenda, a ministra , que trabalhou algumas horas na Lunda-Norte, não visitou as obras do Campus Universitário do Dundo, como estava inicialmente previsto no programa.
A província da Lunda-Norte conta com uma instituição do ensino superior, Universidade Lueji A'nkonde, do sector público, que ministra cursos de Economia, Direito e Ciências de Educação. HD