Luanda - O Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, deixou, esta quarta-feira, a capital do país depois de cumprir uma visita de trabalho de 48 horas a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Salva Kiir Mayardit recebeu cumprimentos de despedida do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e de outras individualidades presentes.
Em Luanda, Salva Kiir Mayardit e João Lourenço abordaram questões relacionadas com o processo de paz na República Democrática do Congo (RDC) e o conflito no Sudão.
Os estadistas falaram, essencialmente, do processo de paz na RDC e o conflito no Sudão, tendo em conta o papel de mediador do Presidente João Lourenço no conflito entre o Rwanda e a RDC.
Na qualidade de presidente em exercício da Comunidade da África Oriental (EAC), Salva Kiir Mayardit tem responsabilidades no processo de Nairobi e é medianeiro do conflito no Sudão.
Angola e o Sudão do Sul mantêm excelentes relações de amizade e cooperação. Ambos fazem parte da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organização criada em 1994 com o objectivo de resolver questões de paz e segurança na zona. VIC