Madrid (Do enviado especial) – Uma delegação do partido MPLA participa, de 25 a 27 deste mês, em Madrid, Espanha, do 26º congresso da Internacional Socialista, para, entre outros assuntos, concorrer para a sua reeleição à vice-presidência da organização.
A comitiva é chefiada pela vice-presidente do partido, Luísa Damião, e vai participar também dos debates sobre o “reforço da paz e consolidação da democracia no mundo”, “as alterações climáticas e o seu impacto na vida dos povos”, “igualdade de género”, entre outros temas agendados para o evento, que agregará cerca de mil pessoas.
Em declarações à imprensa, o secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, manifestou a pretensão do partido de ter uma participação mais activa na vida da Internacional Socialista, instituição que reúne 170 organizações partidárias de 120 países.
Sobre a participação do MPLA, o político aventou que resulta do seu compromisso com os assuntos internacionais e concorre para a manutenção e reforço da democracia no mundo.
A Internacional Socialista é uma organização internacional que busca a divulgação e implementação do socialismo democrático, através da união de partidos políticos social-democratas, socialistas e trabalhistas. Foi fundada 3 de Junho de 1951.
O MPLA foi admitido como membro observador da Internacional Socialista em 1996. Em 2002, tornou-se membro de pleno direito.
A formação política foi eleita, pela primeira vez, vice-presidente desta organização internacional em 2008, tendo sido reeleita em 2012 e 2017.