Luanda - A Libéria manifestou, hoje (terça-feira), a intenção de estreitar cada vez mais as relações de cooperação com Angola, com realce para o sector dos petróleos e gás.
A pretensão foi expressa pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Libéria, Sara Beysolon Nyanti, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Enquanto enviada especial do Presidente liberiano, Joseph Boakai, frisou que, durante a audiência, no Palácio Presidencial, abordou com o Estadista angolano questões ligadas ao reforço da cooperação entre Angola e a Libéria.
Em termos específicos, disse, o encontro serviu para tratar da forma como os dois Estados poderão trocar experiências no domínio dos petróleos e gás.
Nesta perspectiva, disse que os dois países vão trabalhar no sentido de criar, em breve, a Comissão Conjunta Bilateral, com vista a reforçar as relações de cooperação nas vertentes política, diplomática, económica e comercial.
Recentemente, à margem da Cimeira Empresarial EUA-África, que teve lugar em Dallas, Texas, João Lourenço manteve um encontro com o homólogo da Libéria, Joseph Nyuma Boakai, com quem discutiu as relações bilaterais.
A Libéria, localizada na África Ocidental, tem uma superfície de 111 mil 369 quilómetros e uma população estimada em três milhões 955 mil habitantes. Afl/ART