Luanda - A campanha de educação cívica para as eleições gerais de 24 de Agosto de 2022 inicia quinta-feira (9) em todo o país, anunciou, nesta segunda-feira, em Luanda, o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Kilundo.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa, no final da reunião da quinta sessão plenária extraordinária da CNE, que apreciou e aprovou os instrumentos de trabalho que sustentarão a campanha de educação cívica eleitoral em todas as suas fases.
O porta-voz afirmou que dentre os instrumentos destaca-se o guia prático do agente de educação cívica eleitoral, que visa o esclarecimento de dúvidas dos eleitores e a prestação de informações relacionadas com o processo eleitoral, e uma banda desenhada para divulgação massiva de acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua idade.
Disse terem estruturado a campanha para abordar, na primeira fase, aspectos gerais sobre eleições, democracia, cidadania e a necessidade do voto.
Na segunda fase, a iniciativa estará virada para a informação sobre a localização das assembleias de votos, estimulando os eleitores a localizarem os sítios para votar, ao passo que a terceira contará com uma comunicação sobre como exercer este direito.
Salientou que as fases vão ser implementadas de modo gradual, à medida que o calendário de tarefas for sendo desenvolvido.
Seis mil e 20 agentes de educação cívica eleitoral estarão mobilizados, a nível nacional, para a campanha, que contará com o apoio dos meios de comunicação social tradicionais e electrónicos de massa existentes, com destaque para as redes sociais e a página web da Comissão Nacional Eleitoral www.cne.ao.
As eleições gerais, quintas da história do país, decorrem a 24 de Agosto próximo, em todo o território nacional e na diaspora.
O sufrágio foi convocado oficialmente pelo Presidente da República, João Lourenço, no dia 3 deste mês, nos termos da Constituição e da Lei eleitoral em vigor.