Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Censo2024: Caála enaltece apoio das comunidades

     Economia              
  • Huambo • Quarta, 13 Novembro de 2024 | 15h09
Censo da População e Habitação 2024 (ilustração)
Censo da População e Habitação 2024 (ilustração)
David Dias -ANGOP

Caála - O coordenador do Censo no município da Caála, Rúben Etome, enalteceu, esta terça-feira, o apoio prestado pelas comunidades durante o processo de recolha dados nas 622 secções censitárias da circunscrição.

Em declarações à ANGOP, o responsável disse ter sido notório o contributo das igrejas, autoridades tradicionais e de outros líderes comunitários na sensibilização, constatação das residências e, até mesmo, no alojamento dos recenseadores.

Rúben Etome disse que a colaboração permitiu a conclusão do Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2024) nos prazos previstos.

“Podemos considerar, neste momento, que o município da Caála tem a taxa de cobertura completa, apesar do pedido de alguns moradores da Centralidade Fernando Faustino Muteka, que, por motivos diversos, não se fizeram presentes na altura da passagem dos agentes censitários”, disse.

O também administrador do município da Caála reconheceu a prontidão da equipa técnica do censo na municipalidade e da população, em geral, na aplicação das estratégias adaptadas, para o êxito do processo de recolha de dados.

Rúben Etome lembrou que o Recenseamento Geral da População e Habitação constitui um acto patriótico voltado para o desenvolvimento social e económico local.

O município da Caála, nos corredores Oeste da província do Huambo, contou com 768 técnicos, dos quais 688 recenseadores, distribuídos em 146 equipas.

O Censo, ainda em curso no país, visa saber, com precisão, o número de habitantes no país, quantos homens, mulheres, crianças e idosos, onde vivem, cujas informações poderão servir para a melhor planificação e distribuição de serviços essenciais para todos os angolanos.

Este é o terceiro Recenseamento Geral da População e Habitação na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, enquanto o segundo em 2014.

O município da Caála, um dos 11 que compõem a província do Huambo, conta com uma população estimada em 392 mil habitantes, distribuídos pelas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede, segundo projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE) para este ano. MLV/ALH





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+