Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola no CAN de andebol sem Guialo e Venâncio

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 13 Novembro de 2024 | 14h05
Isabel Guialo fragiliza Selecção Nacional no CAN
Isabel Guialo fragiliza Selecção Nacional no CAN
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda – A Selecção Nacional sénior feminina de andebol estará na 26.ª edição do Campeonato Africano (CAN), de 27 deste mês a sete de Dezembro, em Kinshasa, RDC, sem Isabel Guialo e Liliana Venâncio.

Na lista de 18 atletas, divulgada terça-feira, pela Federação Angolana da modalidade, destaca-se a ausência destas duas jogadoras influentes do combinado nacional, a primeira por indisponibilidade e a segunda por lesão.

Isabel Guialo, 34 anos de idade, é uma atleta do 1.º de Agosto que dispensa qualquer apresentação. Constitui  claramente uma baixa notável na manobra da selecção nacional 15 vezes campeã africana.

Ausente, oficialmente por lesão, a central acumula títulos colectivos e individuais nestes seus muitos anos de carreira.

Apesar de publicamente ter assumido não gostar de jogar fora de Angola, ainda assim, já passou por clubes da Europa como o Atlético Guardes (Espanha), Kisvardai Kézilabda Club (Hungria), Fleury Loiret Hendball (França) e Rapid de Bucareste (Roménia).

 “Belinha”, como é conhecida nas lides desportivas, detém vários títulos a nível colectivo e individual: seis campeonatos Nacionais, quatro Liga dos Campeões, quatro Super Taças, seis campeonatos provinciais, quatro CAN, duas participações em Jogos Olímpicos e seis em Campeonatos do Mundo.

Individualmente possui prémios de MVP, Melhor Central de África, MVP no Campeonato do Mundo da  Alemanha em 2017, no jogo contra a Roménia, além de ter sido Campeã Africana pelo Clube Desportivo 1º de Agosto.

Já Liliana Venâncio29 anos de idade, joga na posição de Pivô, tem 1,86 de altura e pesa 93 kg.

A atleta proveniente do 1.º de Agosto evolui pelo Dunarea Braila da 1° divisão da Romênia, desde 2022.

 A jogadora foi campeã africana em três ocasiões (em juvenil e júnior), possui dois títulos africanos em seniores (CAN), cinco Taças dos Clubes Campeões de África e o mesmo número a nível da Taça Baba Car Fall.

No entanto, este activo de Angola no que o andebol feminino diz respeito não esteve nos Jogos Olímpicos de Paris`2023, mas disputado este ano, alegadamente por questões técnicas.

As "pérolas" viajam quinta-feira para Saint-Etienne (França), em estágio pré-competitivo.

Constituição da Selecção Nacional: 

Guarda-redes: Marta Alberto (Petro de Luanda), Eliane Paulo e Helena de Sousa (1.º de Agosto)

Pivô: Albertina Kassoma (Rapid de Bucareste), Estefânia Venâncio (Petro de Luanda) e Liliane Mãrio (1.º de Agosto)

Lateral direita:  Azenaide Carlos (CSM Corona Brasov), Juliana Machado (Petro de Luanda), Marília Quizelete (Petro de Luanda)

Ponta esquerda: Naira Caquintas (Petro de Luanda)

Ponta direita: Dolores do Rosário (1.º de Agosto), Natália Fonseca (C.M.S Lasi)

Central: Chelsea Gabriel (Petro de Luanda), Helena Paulo (Clube Targu Jiu)

Lateral esquerda:Magda Cazanga (C.S Minaur) e Bernadeth Belo (1.º de Agosto), Vilma Nenganga (Petro de Luanda) e Stelvia Pascoal (Club Saint-Amand-les-Faux)

Treinador: Carlos Viver

Técnico-adjunto: Nelson Catito

Preparador físico: Anderson Fortunato

Médico: António Gaspar

Fisioterapeuta Graça Bandeira

Scouting: Rodrigo 

MC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+