Ndalatando – A província do Cuanza-Norte precisa de requalificar os bairros peri-urbanos em todos os municípios, com destaque para Cazengo (bairro São Filipe) e Cambambe, por albergarem a maioria da população, disse o governador provincial João Diogo Gaspar.
Esta necessidade deriva do facto de a nível da província, grande parte dos bairros serem constituídos por casas de adobe (material local) e outros materiais não adequados.
E muitas destas habitações são construídas em zonas de risco, informou o governante, numa reunião com o Presidente da República, João Gonçalves Lourenço, para se inteirar da situação sócio-económica da região e definir estratégias para promover o desenvolvimento local.
Existem algumas necessidades e Projectos para serem implementados neste sector.
Por exemplo, a conclusão da obra da Centralidade de· N’Dalatando de 212 apartamentos, início da construção da nova centralidade de dois mil apartamentos, de cinco mil casas sociais, no âmbito· do processo de requalificação dos bairros da cidade capital.
Propos também a construção de três mil casas sociais destinadas·às populações em zona de risco, dos projectos de 200 fogos habitacionais nos 10 municípios e de 450 casas sociais no bairro do· Km11, município do Cazengo, para realojar sinistrados das chuvas.
O governante, que apresentava um memorando sobre a situação económica e social da província, defendeu a implementação de mais projectos neste sector.
Neste sector, sugeriu também a reabilitação dos prédios em estado de abandono nos municípios de Cazengo e Cambambe, a construção das infra-estruturas integradas nas duas localidades citadas e em Lucala.
A infra-estruturação de terrenos para autoconstrução dirigida no Cazengo e a Elaboração de planos directores em todos os municípios da província, constam também da propostas apresentadas por João Diogo Gaspar para a melhoria da situação habitacional na província.IMA/YD