Matala – Quinhentos e quatro alunos do ensino primário passam a estudar, pela primeira vez, numa escola de construção definitiva, na aldeia de Quilómetro 15, no município da Matala, na Huíla, equipamento financiado pelo Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Trata-se da primeira escola de construção convencional da aldeia com uma população estimada em quatro mil 814 habitantes e que dista a 15 quilómetros da sede municipal, dispondo de sete salas de aula, vem com a finalidade de reduzir o número de crianças fora do sistema normal de ensino, melhorar o processo de aprendizagem e contribuir no desenvolvimento social da zona.
Ao falar após a inauguração, na terça-feira, o administrador da Matala, Manuel Quilende, pediu às autoridades tradicionais, líderes religiosos e a população da localidade a trabalharem com a direcção da escola, na criação de políticas para contribuir na preservação da infra-estrutura, a fim de durar mais tempo.
Assegurou que, a administração, vai continuar a apostar na construção de mais infra-estruturas escolares para o ensino primário, por ser uma das condições fundamentais na formação do homem com um elevado nível de desempenho.
Ainda no mesmo dia, a administração reforçou com carteiras os complexos escolares Samuel Marcolino e o Produção e Luta, no bairro 11 de Novembro, para conferir conforto e dignidade aos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
O município da Matala dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango e tem uma população estimada em mais de 360 mil habitantes. EM/MS