Malanje- O Comandante da Força Aérea Nacional (FAN), general Virgínio da Cunha Pinto, reiterou hoje, em Malanje, a humanização dos serviços na corporação, como imperativo para o processo de modernização que se vem operando, com foco na formação de quadros.
De acordo com o responsável, a humanização no seio dos efectivos e o respeito pela dignidade da pessoa humana, devem caminhar juntos e os homens ser encarados como capital e não como meros recursos ou força de trabalho.
Falando na abertura da 17ª reunião metodológica dos órgãos de educação patriótica da FAN, o general realçou que nesta senda de pensamento, que o país está alinhado ao redimensionamento de todos os órgãos das Forças Armadas Angolanas (FAA), sem descurar a Força Aérea.
Destacou que a qualidade do trabalho depende do nível de asseguramento, da competência e humanização do profissional, daí que os aspectos morais, técnico e psicológico dos efectivos da FAN devem estar à altura das exigências.
Por outro lado, realçou que com vista a concretização desse propósito, as Forças Armadas Angolanas, enfrentam enormes desafios de mudanças e preparação dos quadros, o que passa pelo rejuvenescimento dos efectivos, com a passagem de testemunhos as novas gerações castrenses.
Entretanto, referiu que prevê-se forças capazes, modernas e rejuvenescidas, com efectivos treinados e que possuam o mais alto nível de educação integral em todos os domínios patriótico e jurídico.
Nesta senda, desafiou os órgãos de educação patriótica da FAN no sentido de continuarem a apostar na capacitação militar dos praças, sargentos e oficiais subalternos, nos estabelecimentos de ensino internos, dotando-os de posturas cívicas, patrióticos e disciplinar a todos os níveis.
Na ocasião, o vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda considerou a educação patriótica uma área fundamental da FAN ligada a formação militar e de exemplo de cidadania e valores morais para todos os sectores castrenses.
Manifestou o compromisso do governo com os valores morais e patrióticos, tendo apelado os efectivos para a cooperação na criação de habilidades técnicas e tácticas do exercício militar da Força Aérea.
A decorrer até sexta-feira, o encontro visa discutir as metodologias e práticas de educação patriótica, entre outros aspectos, incluindo a vida interna do órgão.
A reunião tem como lema “Órgãos de Educação Patriótica da FAN: Revitalização e Rejuvenescimento” e conta com participação de especialistas de educação patriótica de todos os pontos do país. NC/PBC