Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao princípio da noite desta sexta-feira a Luanda, após uma visita de trabalho de algumas horas ao Botswana, no quadro da sua presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Na capital tswanesa, o estadista angolano manteve contactos com a direcção e funcionários do Secretariado da SADC, na sede da organização, antes de se encontrar com o seu homólogo do Botswana, Mokgweetsi Masisi.
Na sede da SADC, o Presidente João Lourenço descerrou a placa que simboliza a sua visita à sede da organização regional e percorreu os diversos compartimentos da instituição.
Já no encontro com o Presidente Masisi, os dois estadistas passaram em revista o estado das relações bilaterais, , entre outras questões.
Aproveitaram ainda a oportunidade para avaliar o nível de implementação das decisões tomadas durante a última visita oficial de João Lourenço ao Botswana, a primeira do género de um chefe de Estado angolano a esse país.
Angola assumiu a presidência rotativa da SADC, para o período 2023-2024, a 17 de Agosto do ano transato, durante a 43.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.
Na altura, definiu como prioritárias para o seu mandato na presidência da SADC acções no sentido da valorização do capital humano, das questões de paz e estabilidade, assim como na diversificação das fontes de financiamento, com o objectivo da concretização dos projectos de integração regional.
Tradicionalmente, os presidentes em exercício da SADC visitam a sede da organização, no decurso do seu mandato, para obter uma apreciação sobre o trabalho desenvolvido pelo Secretariado, de modo a facilitar o cumprimento da agenda de integração regional e baixar as orientações que se impõem. SC