Luanda – O Governo angolano enviou, sábado, mais de 30 toneladas de produtos diversos para a cidade de Goma, República Democrática do Congo (RDC), para apoio humanitário e assistência às populações deslocadas, em consequência do conflito armado reinante no Leste daquele país.
De acordo com uma nota de imprensa, a que a ANGOP teve acesso hoje (domingo), a ajuda é uma resposta do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ao pedido do seu homólogo da RDC, Felix Tshisekedi, na sequência da Mini-Cimeira para a Paz e Segurança na Região Leste deste país, realizada a 23 de Novembro, em Luanda.
Fruto da Mini-Cimeira de Luanda, o M23, movimento armado que actua no Leste RDC, aceitou, na sexta-feira última, o cessar-fogo decidido no encontro entre os chefes de Estado, na capital angolana.
Numa declaração oficial, a direcção do Movimento 23 de Março, vulgo M23, declarou que "aceita o cessar-fogo nos termos recomendados pelos Chefes de Estado" reunidos na Mini-Cimeira de Luanda.
Na sua nota, o M23 solicita um encontro com o mediador da União Africana (UA) e chefe de Estado angolano, João Lourenço, e com o facilitador da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC), Uhuru Kenyatta, ex-presidente da República do Quénia.
O Titular do Poder Executivo angolano, João Lourenço, é actualmente o Presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos e Mediador do Processo de Paz e Segurança na Região Leste da RDC.