Luanda -A resolução de conflitos em África dominou a audiência que a presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, concedeu, esta terça-feira, em Luanda, ao secretário-geral do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Onyango Kakoba.
Em declações à imprensa, no término da reunião, Onyango Kakoba enalteceu os esforços empreendidos por Angola, com o Presidente João Lourenço na liderança, para a resolução do conflito que opõe a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
De acordo com o responsável parlamentar, “ (...) a região dos Grandes Lagos regista, ultimamente, momentos de tensão e Angola, com a sua experiência, tem levado a cabo acções, à procura de uma solução pacífica, facto que o Fórum Parlamentar deve aproveitar”.
Neste sentido, o Estadista angolano esteve sexta-feira (11) em Kigali (Rwanda) e sábado (12) em Kinshasa (RDC) para dialogar com os homólogos Paul Kagame e Félix Tshisekedi, respectivamente, na sequência do momento de tensão que afecta as relações entre os dois países vizinhos.
Durante os encontros, João Lourenço apresentou propostas para adaptar o Roteiro de Paz de Luanda à nova realidade vivida na fronteira entre os dois países.
João Lourenço, que preside à CIRGL, é igualmente o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a RDC.
Questionado sobre o estado de relações entre a Assembleia Nacional e o Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos, o reponsável considerou excelentes, realçando que Angola é dos poucos Estados-Membros da organização, com as quotas em dia.
O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) é uma organização interparlamentar que reúne parlamentos nacionais dos 12 estados, designadamente Angola, Burundi, República Centro- Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.