Díli - Primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, felicitou Donald Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos com quem espera trabalhar para aprofundar a colaboração em "áreas de interesse comum" e a relação bilateral.
Numa carta enviada a Donald Trump e hoje divulgada à imprensa, o chefe do executivo timorense disse esperar que sob a presidência de Donald Trump os "laços" entre os dois países se fortaleçam, "promovendo uma maior colaboração em áreas de interesse mútuo".
"O Governo de Timor-Leste espera trabalhar em estreita colaboração (com Donald Trump) e com a sua administração para fazer avançar os nossos objectivos comuns e aprofundar ainda mais a nossa relação bilateral", afirmou o primeiro-ministro timorense.
Xanana Gusmão salienta também que os Estados Unidos e Timor-Leste têm "uma forte relação de amizade e cooperação baseada no respeito mútuo, em valores partilhados e num compromisso inabalável com os princípios democráticos".
Aquela parceria e ligação, segundo o chefe do executivo, têm "contribuído significativamente para o desenvolvimento de Timor-Leste e para o seu envolvimento internacional".
Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.
O Partido Republicano recuperou ainda o Senado (câmara alta da Congresso) ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos.
Enquanto na Câmara dos Representantes (câmara baixa) os últimos dados indicam que se encontra igualmente na frente no apuramento, com 210 mandatos, a apenas oito da maioria. GAR