Benguela - Vinte e cinco profissionais da comunicação social das províncias de Benguela, Cuanza-Sul, Huambo e Bié participam, nos dias 19 e 20 do corrente, nesta cidade, num workshop de capacitação em educação cívica autárquica, soube esta quarta-feira a ANGOP.
Promovida pela ONG Democracy Works Foundation (DWF), que actua na região da SADC, a acção formativa enquadra-se no seu projecto de educação cívica para capacitação de actores nacionais para implementação das autarquias locais.
Segundo uma fonte da gestão do referido projecto, os participantes vão reflectir sobre o pacote legislativo autárquico, aprovado na generalidade pela Assembleia Nacional.
"Vamos analisar leis orgânicas relativas a esse pacote legislativo e interagir com os jornalistas para ouvir as suas opiniões", disse.
Na mesma senda, será também analisado o papel dos cidadãos durante as autarquias.
Relativamente aos benefícios da implementação das autarquias, apontou, dentre outros, a aproximação dos serviços administrativos aos cidadãos.
"As autarquias vão possibilitar o envolvimento directo dos cidadãos na resolução dos problemas das comunidades", afirmou.
A Democracy Works Foundation é uma Organização Não Governamental regional (SADC) apartidária e sem fins lucrativos, com sede na África do Sul e escritórios em Angola, Botswana, Eswatini, Lesoto, Malawi, Namíbia e Zâmbia.
Ela desenvolve acções de capacitação eh pesquisa visando o fortalecimento das instituições democráticas na África Austral.
Em Angola, a DWF lançou, em 2023, o projecto de educação cívica para capacitação dos actores nacionais, no âmbito da implementação das autarquias. Por essa razão, o projecto tem levado a cabo distintas acções formativas em todo o país, que tem, entre o seu público-alvo, os meios de comunicação social. CRB