Ndaltando - A cidade de Ndalatando (Cuanza-Norte) vai beneficiar, a partir de Fevereiro de 2025, de água potável 24 horas por dia, com a conclusão do novo sistema de abastecimento do precioso líquido, informou, esta quarta-feira, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Em declarações à imprensa, à margem da visita do Presidente da República, João Lourenço, às obras de construção do novo sistema de abastecimento de água à cidade de Ndalatando, o governante referiu que o novo equipamento vai duplicar a actual capacidade de distribuição de 15 mil para 30 mil ligações domiciliares, beneficiando mais de 214 mil consumidores.
“Este novo equipamento vai suprir a carência de abastecimento de água na capital do Cuanza-Norte, que conta com um sistema construído há mais de uma década e se tem revelado incapaz para responder a demanda de consumo”, salientou.
De acordo com o ministro, a par de Ndalatando, o novo sistema vai abastecer também a sede municipal do Lucala e as localidades onde deverá passar a conduta adutora, incluindo o novo Hospital Geral do Cuanza-Norte, recém-inaugurado.
Construído na sede municipal do Lucala e dotado de uma capacidade de bombagem de 17,7 mil metros cúbicos de água/dia, o projecto deverá estar concluído em Fevereiro de 2025.
Em implementação desde Setembro de 2021, a obra conta com um nível de execução física de 96 por cento e deverá albergar 285 quilómetros de rede.
O projecto é financiado pelo Banco Mundial, num investimento de 31,2 milhões de dólares.LJ/IMA/YD