Luanda - O embaixador do Chade, indigitado para Angola, Mogombaye Apollinaire, fez esta quarta-feira, em Luanda, a entrega das "Cartas Figuradas" ao secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, João Baptista da Costa.
Segundo uma nota de imprensa, na ocasião os dois diplomatas debruçaram-se sobre questões concernentes ao fortalecimento das relações entre Angola e o Chade.
Com o estatuto de "Não Residente", Mogombaye Apollinaire enalteceu as boas relações bilaterais, tendo manifestado o desejo de consolidá-las mediante a criação de uma comissão mista e o incremento da componente económica.
Apontou que há a necessidade da realização de um fórum de negócios e intercâmbios empresariais, bem como um projecto de geminação entre as cidades de Luanda e N'Djamena, bem como à integração regional no domínio dos serviços aéreos.
Residente em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, o diplomata desempenha também as funções de embaixador do Chade com o estatuto de "Não Residente" na Zâmbia.
Nascido a 30 de abril de 1960 em Moundou (Chade), Mogombaye Apollinaire ingressou na Função Pública em 05 de Novembro de 1987 e já exerceu o cargo de director do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Chade.
É licenciado em Direito e Técnicas Jurídicas pela Universidade do Chade, possui um mestrado profissional em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais de Yaoundé, Camarões (IRIC), uma especialização em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto Universitário de Estudos do Desenvolvimento (IUED), em Genebra (Suíça), e um diploma de Estudos Superiores em Ciência Política pela Universidade de Genebra. VIC