Huambo – A província do Huambo ganhou, esta quarta-feira, um centro de Saúde no Trabalho, numa iniciativa da Clínica Familiar “Medisaf”, focada na garantia do bem-estar dos trabalhadores, prevenção de doenças ocupacionais e acidentes laborais, soube a ANGOP.
Trata-se do primeiro serviço de género disponível nesta região do Planalto Central do país, com uma população estimada em dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.
De acordo com uma nota de imprensa da Clínica Familiar “Medisaf”, este serviço desempenha um papel essencial na protecção dos trabalhadores, através da identificação precoce de possíveis riscos à saúde, mediante a inspecção sanitária e exames médicos laborais.
Com a abertura do centro, pretende-se promover ambientes laborais seguros e saudáveis, com a realização de exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissionários, para assegurar que cada trabalhador esteja apto a desempenhar as actividades diárias sem colocar em risco a sua saúde ou a dos colegas.
Indica que a Clínica Familiar “Medisaf”, uma iniciativa privada, implementa programas de prevenção que identificam e analisam os riscos do ambiente de trabalho e com base nesses dados, orienta e auxilia as empresas a adoptar medidas eficazes para minimizar estes perigosos, alinhando-se às normas regulamentadoras.
Conforme a nota, os investimentos em saúde no trabalho têm grandes benefícios, pois reflectem directamente no desempenho das empresas e no bem-estar dos trabalhadores, nomeadamente a redução de custos com afastamentos, aumento da produtividade e motivação, fortalecimento da imagem corporativa e cumprimento legal.
Com 115 trabalhadores, a instituição, em funcionamento desde 29 de Setembro de 2015, presta, igualmente, serviços de medicina interna, pediatria, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, pequenas cirurgias, ortopedia, psicologia, tratamento com OZONO (Ozonoterapia) psicologia clínica, fisioterapia, estomatologia, serviços de enfermagem geral, análises clínicas, eletrocardiograma, ecografias (ultrassom) e microbiologia.
Sistema público de Saúde conta com 275 unidades sanitárias, entre hospitais de nível terciário (Geral) secundário (Sanatório e de Medicina Física e Reabilitação), municipais, centros materno-infantis, centros e postos de saúde, assegurados por mais de sete mil profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de diagnósticos e terapêutico. ALH