Berlim - O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou hoje, quarta-feira, que testou positivo à covid-19, quatro dias antes de uma reunião da Aliança Atlântica em Berlim, anuncia a Lusa.
Com covid-19 do Stoltenberg a Finlândia deverá solicitar a admissão naquela organização militar inter-governamental.
"O secretário-geral, Jens Stoltenberg, testou positivo à covid-19. Está totalmente vacinado, com doses de reforço e apresenta sintomas leves”, informou no Twitter a porta-voz da OTAN, Oana Lungescu
Lungescu acrescentou que está seguir as orientações médicas belgas, e continua a desempenhar as suas funções a trabalhar em casa.
O teste positivo do político norueguês surge na véspera de uma cimeira extraordinária da OTAN em Berlim, na qual a Finlândia deverá se candidatar à adesão à Aliança Atlântica, assim como a Suécia o poderá fazer.
Estas duas nações, os únicos países nórdicos que não fazem parte daquela estrutura militar ocidental, demonstraram interesse em ingressar na OTAN, após o conflito russo/ucraniano.
Ambos os países nórdicos redobraram os seus contactos bilaterais nas últimas semanas para coordenar um possível pedido simultâneo, que poderá receber uma aprovação preliminar durante a cimeira de Madrid, nos dias 29 e 30 de Junho, embora deva ser ratificada por todos os 30 Estados-membros.