Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guerra Rússia-Ucrânia: Síntese de notícias

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 11 Setembro de 2024 | 21h33
Guerra Ucrânia vs Rússia
Guerra Ucrânia vs Rússia
DR

Exército do Reino Unido está "limitado" por causa do treino às tropas ucranianas

(Fonte: Lusa)

Londres – O Ministério da Defesa do Reino Unido admite num relatório que a capacidade militar do país ficou “limitado”, nomeadamente no treino de novos soldados, uma vez que há menos disponibilidade para treinar os novos recrutas.

Segundo o ministério, o foco da preparação está, actualmente, virada para a formação de soldados ucranianos, dos quais mais de 42 mil tropas estão prontos desde 2022 para os combates.

De acordo com um relatório do Gabinete Nacional de Auditorias (NAO, na sigla original),  a capacidade militar do Reino Unido foi seriamente afectada e aponta problemas graves que põe em causa a prontidão das Forças Armadas britânicas.

Apesar desta situação, o relatório, citado pelo The Telegraph, avança que o  Ministério da Defesa do Reino Unido garantiu que “as forças britânicas têm acesso ao treino requerido na prontidão necessária para proteger o Reino Unido e cumprir os requisitos da NATO”.

Governo ucraniano acusa a Rússia de aumentar ataques contra civis

(Fonte: Reuters)

Nova Iorque - Os governos da Rússia e da Ucrânia acusaram-se mutuamente perante o Conselho de Segurança da ONU de atacar civis nos respectivos territórios, em referência aos últimos ataques mortais russos e à ofensiva na região russa de Kursk.

"É bastante óbvio que a matança de civis e os ataques a infra-estruturas críticas são elementos-chave da estratégia militar russa. Esta brutalidade deliberada destina-se, entre outras coisas, a intimidar, não só a Ucrânia, mas também, na maior parte, os nossos parceiros, para evitar decisões que permitiriam à Ucrânia atacar o território russo a longa distância", disse hoje o representante da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya.

Zelensky diz que "plano para vitória" pode "forçar" a Rússia a terminar o conflito pela via diplomática 

(Fonte: CNN/Portugal)

Kiev - O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje, durante uma Cimeira de Líderes da Plataforma da Crimeia, que o "plano para a vitória" delineado pelo seu governo pode "forçar" a Rússia a terminar o conflito pela via diplomática.

Volodymyr Zelensky diz que o apoio ocidental ao plano reforçaria a Ucrânia e teria impacto "psicológico" na Rússia.

Sobre o envio de mísseis iranianos para a Rússia, Zelensky afirma que foi informado pelos aliados, mas refere que não foi registado, até agora, qualquer uso dos mesmos durante a guerra.

Um em cada sete estabelecimentos de ensino ucranianos foram atingidos durante a guerra

(Fonte:CNN/Portugal)

Kiev - Um em cada sete estabelecimentos de ensino na Ucrânia foi atingido por ataques russos desde o início da guerra, revelou hoje Andrii Vitrenko, vice-ministro da Educação e da Ciência da Ucrânia, durante uma conferência de imprensa, em Kiev.

"Um em cada sete estabelecimentos de ensino na Ucrânia foi destruído ou danificado. E não se trata apenas das paredes, porque em cada instituição de ensino há crianças. São crianças, professores, investigadores. São estas as pessoas que estão a enfrentar os enormes desafios das suas vidas actualmente”, disse Vitrenko, citado pela Ukrinform.

Reino Unido convoca encarregado de negócios do Irão

(Fonte: Lusa)

Londres - O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido convocou hoje o encarregado de negócios do Irão no Reino Unido para protestar o envio de mísseis balísticos para a Rússia.

"Hoje, em coordenação com os parceiros europeus e por instruções do Ministro dos Negócios Estrangeiros, o encarregado de Negócios da Embaixada do Irão em Londres foi convocado para o ministério,"pode ler-se num comunicado.

"O governo do Reino Unido foi claro ao afirmar que qualquer transferência de mísseis balísticos para a Rússia seria vista como uma escalada perigosa e enfrentaria uma resposta significativa", completa a nota.

Croácia anuncia 11.º pacote de ajuda militar para Ucrânia

(Fonte: CNN/Portugal)

Kiev - A Croácia enviará o seu 11.º pacote de ajuda militar para a Ucrânia, revelou hoje o Presidente do país, Andrej Plenkovic, durante uma visita a Kiev, onde se encontrou com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"O nosso governo aprovou mais um pacote de assistência militar à Ucrânia, elevando o total, juntamente com a assistência anterior, para mais de 200 milhões de euros. Isto, diria eu, é um sinal do nosso forte apoio e do nosso desejo de nos enquadrarmos no quadro mais alargado das vossas necessidades, disse Plenkovic, citado pela RBC Ucrânia.

Ataque israelita a Nuseirat provoca 14 mortos

(Fonte: CNN)

Gaza - Um ataque israelita contra o campo de Nuseirat provocou hoje 14 mortos, alegou a Defesa Civil Palestiniana esta quarta-feira.

De acordo com a mesma fonte, a aviação israelita atingiu uma escola da UNRWA, conhecida com al-Jaouni, transformada em abrigo desde que o exército israelita  começou a sua operação na Faixa de Gaza.

Em comunicado, Israel afirma, sem fornecer qualquer prova, que atingiu um centro de comando e controlo do Hamas.

Zelensky acusa forças russas de 137 mil crimes de guerra

(Fonte: Lusa)

Kiev - O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje as forças russas de cerca de 137 mil crimes de guerra durante a invasão da Ucrânia, e apelou para a responsabilização dos países que violam as regras do Tribunal Internacional Penal (TPI).

Zelensky, que insistiu na exigência de que o "país ocupante deve ser responsabilizado pelas suas acções", afirmou que "provavelmente não há nenhum país no mundo que não tenha ouvido falar do que a Rússia" faz na Ucrânia, segundo um discurso na conferência "Unidos pela Justiça" divulgado pela presidência do país.

"A justiça não conhece fronteiras. Deve ser valorizada igualmente em todos os lugares: Europa, América, Ásia, África, Oceânia", defendeu o líder ucraniano ao abordar os crimes de guerra atribuídos às tropas de Moscovo desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de Fevereiro de 2022. DSC/JM





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+