Bogotá - O narcotraficante Juan Castro Estupiñán, conhecido como "Matamba", detido em maio de 2021, fugiu da prisão La Picota, em Bogotá, onde aguardava extradição para os Estados Unidos, informou hoje (sábado) o Presidente da Colômbia, Iván Duque.
Juan Castro Estupiñán foi detido em maio do ano passado na cidade colombiana de Floridablanca, no departamento de Santander.
O narcotraficante era um dos mais procurados do país e, segundo as investigações, era líder da rede de tráfico de droga La Cordillera Sur, que opera essencialmente no departamento de Nariño com o Clã do Golfo, o principal grupo criminoso do país.
Em Cartagena, o chefe de Estado assegurou que se sentia "indignado" com o novo escândalo e disse que tinha todas as estruturas de investigação criminal disponíveis para executar um plano para recapturar o "bandido".
Iván Duque destacou também que o Ministério Público vai prender as pessoas que levaram à fuga de Estupiñán e anunciou uma reforma do sistema penitenciário e prisional colombiano.
"Não há mais ações de toalhas de água morna para o Incep [Instituto Penitenciário e Prisional Nacional]. Vamos propor uma reforma abrangente do sistema penitenciário e prisional colombiano", realçou.
O Incep está atento no furacão devido à corrupção dos seus funcionários.