Moscovo - Um avião militar russo caiu, esta quinta-feira, no distrito de Valuysky, na região de Belgorod, nas proximidades da fronteira com a Ucrânia.
A informação foi avançada pelo governador da região, Vyacheslav Gladkov, na plataforma Telegram, e confirmada posteriormente pelo Ministério da Defesa da Rússia, que adiantou que o piloto morreu.
Segundo o governo russo, citado pela agência de notícias TASS, o avião despenhou-se no regresso ao aeródromo na região de Belgorod, “depois de cumprir uma missão de combate”.
“O piloto morreu”, disse o Ministério da Defesa russo em comunicado, acrescentando que a aeronave se despenhou “num local isolado e não há destruição no solo”.
Uma investigação preliminar aponta uma “falha técnica” como “a causa provável do acidente”.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objectivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.
A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.