Luanda - A comunidade angolana em Buenos Aires realizou, este fim de semana, uma caminhada para saudar os 49 anos da independência do país, assinalados esta segunda-feira, numa organização da Embaixada de Angola na Argentina.
O embaixador de Angola na Argentina, Azevedo Xavier Francisco, que encabeçou a marcha, enumerou os ganhos do país com a obtenção da independência e incentivou os jovens a cultivar o sentimento patriótico.
Realçou que o patriotismo é um sentimento voluntário que revela a disposição de entrega à causa da pátria, sublinhado que cada angolano tem o compromisso de “não deixar morrer o amor pelo seu berço”.
Juntaram-se à actividade Juntaram-se à actividade, representantes da Direcção África do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, o embaixador do República Democrática do Congo na Argentina, Daniel Mauris Cibango Kasongo, e diplomatas angolanos, marroquinos, egípcios, brasileiros e tunisinos.
Ainda dentro do programa gizado para comemorar o dia da Independência Nacional, a comunidade angolana no Paraguai realizou igualmente uma actividade recreativa e cultural que teve lugar na capital Assunção.
A Embaixada de Angola na Argentina responde também pela Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile.
Provedoria de Justiça
A Provedoria de Justiça de Angola enalteceu esta segunda-feira a bravura dos heróis e das heroínas destemidos que souberam defender os interesses da Nação, entre os quais se destaca a garantia da integridade territorial e física das pessoas, cuja defesa é, constitucionalmente, consagrada ao provedor de Justiça.
Os 49 anos da Independência Nacional assinalam-se esta segunda-feira em todo o país e no exterior, sob o lema: "11 de Novembro, Unidade Nacional, Produção e Desenvolvimento Sustentável".
O acto central das celebrações acontece na província de Malanje sob orientação da ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, em representação do Presidente da República, João Lourenço.MAG