Luena - A 11ª edição do Festival Internacional Luvale, iniciada a 20 de Agosto, termina sábado, 07, na vila de Cazombo, no município fronteiriço do Alto Zambeze, na província do Moxico, com danças e música folclóricas que coabitam no seio deste povo.
O evento, promovido pelo Comité do Festival Tradicional Luvale (COFETRAL), teve início no dia 20 de Agosto e termina neste sábado, 07, com uma grande manifestação cultural de música e danças "Kachacha" dançada pelos angolanos, zambianos e congoleses.
Segundo um comunicado que a ANGOP teve acesso, no Luena, o festival foi antecedido com diversos rituais, actividades culturais, sociais, recreativas, palestras sobre a importância do festival, baile e aparição de palhaços nas comunidades da vila de Cazombo.
A cerimónia de encerramento do festival será assistida pelo Imperador Mwata Yava e a Rainha Nyakatolo em exercício, Anabela Ngambo, e contará com a presença de autoridades tradicionais provenientes de várias regiões de Angola, RDC, da Zâmbia, e do Governo do Moxico.
Decorre sob-lema "Defendamos a nossa cultura para a preservação da nossa identidade", e tem servido como reflexão por ser uma passagem de testemunho para os jovens e visitantes daquela região.
O festival internacional Luvale é celebrado desde o século XX e visa, também, lembrar as memórias das primeiras Rainhas, nomeadamente Kavungo, Ngambo, Kutemba e Chissengo.
O município fronteiriço do Alto Zambeze, que dista a 519 quilómetros a sudeste da cidade do Luena, capital da província do Moxico, possui uma população estimada em 145 mil e 330 habitantes, maioritariamente camponeses e pescadores.
Com uma extensão territorial de 48 mil e 724 quilómetros quadrados, a municipalidade compõe-se das comunas de Cazombo (sede), Caianda, Cavungo, Calunda, Lóvua, Lumbala Kanquengue e Macondo. LTY/YD