Saurimo- O candidato da lista C à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida, prometeu trabalhar com os clubes de formação, no país, protegendo os seus direitos, para que se transformem em instituições rentáveis, através do do passe dos jogadores às equipas profissionais.
Clubes de formação são instituições que oferecem oportunidades para jovens atletas evoluírem e se desenvolverem como desportistas.
Em declarações à imprensa, segunda-feira, no final do encontro com os eleitores da província da Lunda-Sul, Artur Almeida sublinhou que a medida visa proteger os clubes de formação, que têm sido prejudicados, ou seja, que não beneficiam de algum valor na contratação dos seus activos.
Disse que vai apostar na formação dos quadros dos clubes, potencializando-os com as leis da Federação Internacional de Futebol, para que possam ter bases legais no acto de cedência de jogadores formados nas suas instituições à uma determinada equipa profissional.
Por outro lado, fez saber que se for reeleito, vai priorizar a implementação da Liga Profissional no país, dentro de dois anos.
A província da Lunda-Sul possui uma massa votante composta por 20 pessoas enquadrada na Associação Provincial de Futebol (APF) e nos clubes.
Concorrem à presidência da FAF três candidatos, nomeadamente, Norberto de Castro, Alves Simões e Artur de Almeida e Silva, das listas A, B e C, respectivamente. EM/JW/HD