Mbanza Kongo – Trinta e sete mil e 500 litros de gasóleo foram encontrados, na manhã desta terça-feira, pela Polícia Nacional no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, camuflados no interior de um camião contentorizado de 40 pés acidentado.
Com destino à fronteira com a RDC, o camião carregado com mercadoria diversa, saía da capital do país, Luanda, tendo capotado a 12 km antes de chegar à cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior, Sérgio Afonso disse que o camião atrelado foi encontrado abandonado, facto que despertou a atenção dos efectivos da corporação que de imediato relataram a ocorrência à Procuradoria-Geral da República (PGR), no município sede.
“Após abertura, foram encontrados no interior do referido contentor, 150 bidões de 250 litros cada carregados de combustível e camufladas no meio de embalagens de água mineral”, explicou o porta-voz.
Sérgio Afonso disse que o veículo acidentado dirigia-se à vizinha República Democrática do Congo (RDC), onde alegadamente seria comercializada a mercadoria.
“Esses são os novos modus operandis, que os contrabandistas estão a usar para levar o combustível para a vizinha RDC. A Polícia Nacional na região está atenta com os novos métodos”, expressou.
De acordo com o responsável, diligências prosseguem para a localização do motorista e do proprietário da mercadoria para serem detidos e responsabilizados criminalmente.
Este é o segundo caso de abandono de camião com combustível que a corporação regista em menos de um mês na região.
O primeiro ocorreu em Outubro último, no município do Tomboco, tendo sido encontrados no interior de um contentor abandonado, 37 mil e 600 litros de combustível que tinha como destino à RDC. DMN/JL