Moçâmedes - Uma escola do ensino primário, com oito salas de aulas, para albergar 640 alunos, foi inaugurada hoje, no bairro Bela Vista, município de Moçâmedes, província do Namibe.
O corte da fita da infra-estrutura, construída em seis meses, pela empresa Hipermáquinas, no âmbito da sua responsabilidade social, coube ao governador do Namibe, Archer Mangueira.
A obra que conta com gabinete do director, sala dos professores, secretaria, quartos de banho e um campo polidesportivo, enquadra-se no quadro das comemorações do 11 de Novembro, dia da Independência Nacional que hoje se comemora em Angola.
No acto da inauguração, o governador, Archer Mangueira, disse que o executivo continua a desenvolver esforços para a inserção de mais crianças no sistema de ensino.
Para o efeito, prosseguiu, têm trabalhado com parceiros sociais para que, nas suas responsabilidades sociais, possam ajudar o desenvolvimento da província, com destaque para o sector social.
"Temos vários parceiros sociais, mas este é de facto especial, porque não é todas as vezes que temos um mesmo parceiro com vários projectos e aqui agradecemos a ajuda que tem dado, concretamente no sector da educação", disse.
Archer Mangueira disse ainda que a celebração do 11 de Novembro serve para uma profunda reflexão sobre o que se tem feito em prol do bem-estar dos angolanos e honrar os que contribuíram para que Angola fosse hoje um país livre e independente.
Considerou importante continuar a apostar-se no capital humano, dando formação continua as pessoas nas diferentes especialidades do saber.
Por outro lado, apelou a comunidade, pais, encarregados de educação e alunos da nova escola, a cuidarem da infra-estrutura, para que possa servir as futuras gerações.
Por sua vez, os alunos apelam ao governo a construir mais escolas para que outras crianças também possam ter acesso ao ensino e aprendizagem em condições dignas.
A cerimónia contou com a presença de membros do governo, deputados, autoridades tradicionais, eclesiásticas e população do referido bairro. FA/AJQ