Talatona – A primeira pedra para a construção de um Instituto Médio Politécnico Tocoísta, que vai albergar quatro mil 305 alunos, foi lançada hoje, domingo, pelo governador de Luanda, Manuel Homem.
A obra será erguida numa área de seis mil 567 metros quadrados no município no Kilamba Kiaxi, composta por 48 salas de aulas, em três blocos interligados, contemplados por área de ensino, Administração e recreação.
Em declarações à imprensa, no final do culto de acção de graças alusivo ao dia dos pastores dessa denominação religiosa, Manuel Homem salientou que a construção do Instituto vai ajudar a colmatar as carências de ensino no município.
Asseverou que a visita à Igreja do Nosso senhor Jesus Cristo no Mundo”Os Tocoístas”, visa reforçar o relacionamento entre o governo da província e manifestar total disponibilidade para colaborar com os fiéis da referida congregação na sensibilização de uma juventude cada vez mais responsável.
“A Igreja desenvolve uma função social muito grande e durante o período da pandemia desempenhou um papel fundamental, na comunidade com implementação de cozinhas comunitárias. Somos gratos e queremos que continue com esse papel social”, disse.
Pediu ainda que a Igreja continue a sensibilizar os fiéis na preservação dos bens públicos e na causa da paz.
O governante explicou que a resolução dos problemas sociais do Kilamba Kiaxi já faz parte do Programa Municipal Integrado (PIMI) e se está a ultimar os procedimentos administrativos para que as obras se efectivem.
“O Governo planificou uma obra que responde as expectativas da comunidade, só resta garantir a sua execução”,afirmou.
Por sua vez, o Bispo Dom Afonso Nunes, congratulou-se com a visita do governador de Luanda e num futuro próximo espera ver solucionado os problemas básicos que os munícipes enfrentam, como melhoria das vias de acesso, energia e água.
Em relação a construção da escola, disse a intenção é de ajudar o Governo a incluir mais jovens no sistema de ensino, contribuindo para a supressão de faltas de infra-estruturas.
O Culto de acção de graças visou a comemoração dos 48º do Pastor Tocoísta, a primeira aconteceu a 28 de Novembro de 1974.