Uíge – A província do Uíge vai beneficiar, nos próximos tempos, de 10 pontes metálicas com diferentes vãos, no âmbito de um acordo existente entre Angola e os Estados Unidos da América.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, na província do Uíge, pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto Gregório dos Santos, que efectua a partir de hoje uma visita de três dias à antiga vila de Carmona.
Sem avançar datas, disse apenas que as pontes serão construídas nos municípios da Damba, Maquela do Zombo, Uíge e Negage e outras localidades a serem definidas pelo Governo Provincial.
Em relação ao acesso à habitação, reconheceu que o número de habitações disponíveis continua muito longe de atingir o desejado e necessário para fazer face à crise habitacional no país.
De acordo com Carlos dos Santos, o défice habitacional representa 2,2 milhões de habitações e se nada for feito para reverter o quadro, atendendo ao crescimento da população, até 2050, esse défice poderá subir para quatro milhões.
Disse ainda que o Estado já construiu cerca de 350 mil habitações, o que permitiu alojar mais de dois milhões de habitantes.
"O grande segredo agora é a construção dirigida”, reforçou.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, apresentou, entre várias preocupações, o acesso à habitação, construção de estradas para facilitar o escoamento da população, entre outros desafios. JAR