Luena - A campanha de emissão e atribuição do Bilhete de Identidade denominada “BI da Dipanda”, iniciada a 2 do corrente mês, regista fraca adesão dos utentes no município sede da província do Moxico, soube esta segunda-feira a ANGOP.
Da iniciativa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, a campanha visa atribuir a cidadania a dezenas de crianças e adolescentes dos 0 aos 17 anos, no quadro da celebração dos 49 anos da Independência Nacional assinalado esta segunda-feira.
A campanha, que decorre apenas aos sábados, durante todo mês de Novembro, está com fraca adesão, de acordo com o Chefe do Arquivo Provincial da Identificação Civil e Criminal do Moxico, João Ipote.
Esta repartição, disse, com capacidade para atender 180 utentes em cada sábado, emitiu apenas, até ao momento, 73 bilhetes de identidade.
O responsável incentivou a adesão da população ao processo, que considera “célere”, informando que decorre igualmente Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC).
No Moxico, sede da província, prevê-se a atribuição de mais 900 bilhetes à crianças e adolescentes.
Além do BI, a campanha “BI da Dipanda” vai, igualmente, atribuir registo e assento de nascimento nas conservatórias de todo país. TC/YD