Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, aprovou, por Despacho, um acordo individual de financiamento na ordem dos USD 116,1 milhões, para suportar um contrato de fornecimento de 500 autocarros, equipamentos e serviços de assistência técnica, no quadro da implementação do programa da mobilidade escolar.
O referido Despacho Presidencial de n.º 253/22, de 14 de Novembro, publicado em Diário da República, a que a ANGOP teve acesso, esta quarta-feira, foi feito com base no instrumento jurídico que aprova o regulamento da emissão e gestão da dívida pública directa e indirecta.
O acordo de financiamento será assinado entre o Ministério das Finanças (em representação do Estado angolano), com a instituição austríaca Gotrans Gmbh e o seu agente HFFT.
O Executivo, de acordo com o documento, justificada a aquisição dos 500 autocarros, apontando a necessidade de se melhorar o transporte urbano, a mobilidade escolar, bem como os serviços de assistência aos passageiros para garantir uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.
A aquisição dos autocarros, equipamentos e serviços com as infra-estruturas necessárias, é tido como urgente, de acordo com o Despacho Presidencial.
Só a título de exemplo, a capital angolana - Luanda, conta com cerca de 450 autocarros em circulação, para uma população estimada em nove milhões e 79 mil habitantes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Estes autocarros cobrem grande parte das linhas ao longo do território da província, com uma demanda diária de mais de 500 mil passageiros transportados por nove empresas concessionadas.