Luanda – A Bolsa de Dívida e Valores de Angola - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados (BODIVA-SGMR, SA) movimentou 215,9 mil milhões de kwanzas (429,9 milhões de dólares) no primeiro trimestre do corrente ano.
Esse montante é resultante da realização de mil e 177 negócios nesse período, nos mercados sob sua gestão, sendo que o valor negociado representa uma redução de 2,29 por cento face ao período homólogo, soube hoje a ANGOP.
Conforme o Relatório Trimestral da BODIVA, o montante médio mensal de negociação foi de 72,32 mil milhões de kwanzas, e o mês de Janeiro foi o que registou maior negociação, com cerca de 122,13 mil milhões.
Sublinha que, relativamente aos negócios realizados, houve uma diminuição de 16,52 por cento, com uma média mensal de 392 negócios, em comparação com os primeiros três meses de 2021.
No concernente ao desempenho dos membros de negociação, dos 27 associados da BODIVA, 22 contribuíram para o montante negociado.
O Banco Angolano de Investimentos (BAI), o Banco de Fomento Angola (BFA), o Banco Caixa Geral Angola (BCGA), o Banco Internacional de Comércio (BIC) e o Banco Millennium Angola (BMA) ocupam os cinco primeiros lugares, com suas transacções representando cerca de 81,45% do mercado.
Promover o desenvolvimento do mercado regulamentado de valores mobiliários e derivados, bem como contribuir decisivamente para o financiamento sustentado da economia de Angola constitui a principal missão da BODIVA.