Sumbe - A Associação Plataforma Nacional para o Desenvolvimento (APODES) realiza a partir de hoje, sexta-feira, no Cuanza-Sul, o primeiro encontro metodológico para o desenvolvimento, soube a ANGOP.
O evento, a decorrer até 11 do corrente mês, em alusão ao 49º aniversário da Independência Nacional, que se assinala na data do encerramento da actividade, visa abordar estratégias e partilhar ideias capazes de impulsionar a participação da sociedade civil no fomento ao patriotismo, à educação para a paz, à cidadania e ao civismo.
O encontro visa, igualmente, analisar questões voltadas para a preservação do património público e dos símbolos nacionais, para além de prática, princípios e valores sociais como o amor ao próximo, a solidariedade, unidade, o respeito, a generosidade, a amizade, a honestidade, a justiça e o altruísmo.
Na ocasião, o presidente da APODES, Jofre dos Santos, afirmou que o evento vai permitir uma reflexão profunda e introspecção interna sobre o desenvolvimento, bem como implementar a visão estratégica de trabalho que permita impactar a sociedade no quadro da nobre missão de contribuir para o desenvolvimento do país.
Disse ser necessário erradicar o espírito do deixa andar, estimulando a determinação, a unidade e a responsabilidade.
“Temos uma ampla participação no desenvolvimento sustentável de Angola e reforço do espírito associativo, dotando os membros de meios que nos permita enfrentar os desafios associativos no presente e futuro, particularmente no tratamento de normas, directrizes, preceitos, procedimentos, técnicas e parâmetros”, disse.
Por sua vez, o chefe de departamento da Juventude e Desportos na província do Cuanza-Sul, Bruno Alexandre, augurou que a realização do encontro possa apresentar as melhores soluções para a organização, tendo em conta o desenvolvimento do país.
Referiu que a vandalização dos bens públicos, a falta de harmonia nas famílias e a violência doméstica constituem os males que afectam a sociedade, daí que a APODES pode trabalhar na sensibilização da sociedade para o seu bem salutar e harmonioso.
A actividade conta com a participação das provinciais de Benguela, Cabinda, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cunene, Huambo, Luanda, Malange, Uige e Zaire. IS/LC/ALH