Sumbe – A administradora adjunta para área Social e das Comunidades do município do Sumbe, Vanda Lafayete, defendeu, esta sexta-feira, a necessidade da preservação do ambiente, para proteger e conservar os recursos naturais e evitar a degradação e a perda de habitats naturais.
A responsável, que falava no lançamento do Projecto Clube Espaço Verde, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) na província do Cuanza Sul, disse ser a medida mais acertada para manter a saúde dos ecossistemas.
Por isso, considerou importante fazer a diferença por meio de escolhas conscientes e atitudes responsáveis, focadas na preservação do ambiente, tendo em atenção das gerações vindouras.
Disse ser dever do governo olhar pela protecção da natureza, por via de políticas públicas e de campanhas de consciencialização da população para que contribua na defesa ambiente.
Por sua vez, a responsável do Instituto de Desenvolvimento Local no Cuanza-Sul, Carolina Sanito, disse que o lançamento do Projecto Clube Espaço Verde visa educar a criança a ter consciência ecológica e da necessidade do cuidado e protecção ambiental.
Acrescentou que a iniciativa visa incentivar a prática da plantação de árvores nas escolas, em casa, na comunidade e a criação de pequenos viveiros, com a promoção de acções que levam a compreender a importância do cuidado e da preservação do ecossistema.
Por isso, Carolina Sanito pediu o aumento da consciencialização sobre a importância da preservação do ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.
Participaram no acto membros do governo, autoridades tradicionais, entidades religiosas, alunos, directores das escolas sediados no município e pais e encarregados de educação. SN/LC/ALH