Sumbe - Funcionários da Administração do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, foram esclarecidos, esta sexta-feira, sobre a ética e deontologia da administração pública, para estimular a responsabilidade, transparência e integridade na esfera da governação.
Trata-se de uma iniciativa da Delegação da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) na província do Cuanza-Sul.
Na ocasião, a delegada da IGAE no Cuanza-Sul, Nzinga Ngola do Céu, disse ser importante a formulação de regras deontológicas, que visam atender bem o cidadão na administração pública.
Esclareceu que no foco teórico a ética e a moral devem ser permanentes, universal, boa conduta, regra, costume e temporal.
Disse que a conduta ética no serviço público obedece a racionalidade e a moralidade do indivíduo.
Salientou que a ética organizacional pressupõe liberdade, dignidade, igualdade de oportunidade, direitos humanos, justiça, transparência, bem como lealdade, integridade, prudência, legalidade e sigilo profissional.
Participaram na palestra directores de escolas, funcionários da Administração local, autoridades tradicionais e convidados. IS/LC/ALH