Luanda – O ministro angolano da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João, foi homenageado com o Prémio Especial de Excelência do Serviço Público Africano, numa iniciativa da revista African Leadership Magazine.
Segundo uma nota de imprensa, enviada esta quarta-feira à ANGOP, a distinção feita a 21 de Setembro deste ano, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), visa reconhecer a notável liderança do governante angolano e as suas contribuições no desenvolvimento socioeconómico do país.
A criação de empregos e riqueza, observando a paixão e contribuições que impactaram a comunidade interna e externa também contribuíram para a premiação de Mário Caetano João, que foi criteriosamente seleccionado pelo conselho de consultores da African Leadrership Magazine.
Por esse facto, o ministro foi ainda meritoriamente destacado como o rosto de capa da edição especial da revista African Leadership de Agosto/Setembro, onde está destacada a sua história para a posteridade, transmitindo ao público global a experiência orientadora para o investimento na África Central.
Com esse destaque, Mário Caetano João fica na lista exclusiva de líderes políticos, empresariais e de pensamento africanos que apareceram na capa dessa revista, juntando-se à figuras como Patricia Scotland, secretária-geral da Commonwealth, Akinwunmi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Goodluck Jonathan, ex-Presidente da Nigéria, entre outras entidades.
Entre outras qualificações, o actual ministro da Economia e Planeamento de Angola é mestre em Economia Agrária, bem como doutorando (PhD) em Economia pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade de Agricultura de Praga,República Checa.
Consta igualmente do seu curriculum, um Doutoramento em Estudos Africanos pela Faculdade de Letrasda Universidade Carlos de Praga, República Checa.
A atribuição do Prémio Especial de Excelência do Serviço Público Africano ao governante angolano ocorreu na 8ª edição do Fórum Internacional sobre Liderança Afro-Caribenha (IFAL), realizado à margem da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA), nos EUA.
Além de contar a história africana, a partir de perspectivas africanas, e apontar as possíveis soluções para os desafios peculiares do “continente berço”, a African Leadership Magazine é uma publicação focada em boa governação que identifica as principais realizações, trazendo o melhor da África para um público global.
Desde sua edição inaugural, em Agosto de 2008, a revista cresceu para se tornar uma publicação líder pan-africana focada em liderança e lida por mais de 1,2 milhões de investidores internacionais, executivos de negócios, formuladores de políticas governamentais e agências multilaterais em toda a África, Oriente Médio e Ásia, Europa e Estados Unidos de América.