Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Jornalistas económicos consolidam conhecimentos sobre contratação pública

     Economia              
  • Luanda • Terça, 27 Agosto de 2024 | 17h25
AJECO promove seminário (Arquivo)
AJECO promove seminário (Arquivo)
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - Jornalistas económicos de diversos órgãos de comunicação concluíram, esta terça-feira, em Luanda, um seminário sobre contratação pública, tendo em vista maior abordagem temática no exercício da actividade.

Durante dois dias, os profissionais aprofundaram matérias relacionadas, entre outros, a temas como “alargamento da base tributária”, “regime do IVA, outros impostos e taxas”, “OGE- conceitos e noções para maior entendimento” e “dívida pública - gestão de atrasados e financiamento”.

A necessidade de a classe estar bem informada, face ao papel “crucial” que pode desempenhar na fiscalização de acções do Governo, bem como o “poder” de influenciar o debate público e a percepção das políticas governamentais foram igualmente evidenciadas no evento, promovido pelo Ministério das Finanças, em parceria com a Associação de Jornalistas Económicos (AJECO).

Ao intervir no encerramento, a ministra das Finanças, Vera Daves, considerou a classe fundamental no exercício da democracia, primando por valores e princípios morais e éticos.

Segundo a governante, o sector contribui para a construção da sociedade, mantendo o compromisso com a lisura, a verdade e a transparência.

“Essas coisas devem estar presentes no vosso quotidiano, mas também o compromisso com a auto-superação, porque é sempre possível subir mais um degrau naquilo que é o conhecimento sobre estas matérias”, disse.

Na ocasião, o presidente da AJECO, João Joaquim, realçou a importância da formação, tendo referido que, desde 2020, esta associação promoveu 39 acções formativas com a participação de 2.170 profissionais de órgãos públicos e privados de comunicação social.

Acrescentou ser um esforço que a AJECO tem estado a fazer, com alguns parceiros, para transmitir conhecimentos também aos colegas de outras regiões, o que tem contado com o apoio de algumas instituições públicas e privadas. HM/VC

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+