Baku (Da enviada especial) - Angola e Azerbaijão assinaram esta terça-feira, em Baku, um memorando de entendimento sobre consultas políticas que vai permitir o diálogo entre os dois países sobre questões bilaterais, internacionais e regionais.
O acordo assinado à margem da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29) foi rubricado pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, Faria Rsaev.
Na ocasião, Esmeralda Mendonça disse que são instrumentos muito importantes que irão reforçar e ampliar as relações entre os dois países.
Sublinhou que a assinatura do memorando constitui um grande passo, na medida em que são países potenciais com os quais Angola pode cooperar e tirar vantagens recíprocas nos mais variados domínios.
Referiu que é uma oportunidade para as duas nações trabalharem e, juntos, identificarem novas áreas de cooperação.
Para a responsável, as partes deverão se empenhar para a sua implementação tão logo seja possível.
Destacou o convite ao Vice-Ministro para visitar Angola e vice-versa, no sentido de fazer a prospeção do mercado e identificar o que interessa aos dois países.
A secretaria de Estado manifestou o interesse em avançar para o memorando do Acordo Geral de Cooperação, que vai definir quais as áreas importantes neste domínio que darão o encaminhamento para a cooperação e o interesse que os dois países têm.
“Almejamos que, juntos, poderemos caminhar para alcançar os nossos objectivos, que é o incremento das relações bilaterais e de cooperação”, acrescentou.FMA/ART