Saurimo – O vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas da Lunda-Sul, Cláudio Pemessa, apelou esta segunda-feira, a necessidade do fomento das parcerias público-privadas, para potenciar o desenvolvimento socioeconómico da região leste do país.
O responsável fez este apelo durante a abertura do seminário regional sobre “parcerias público-privadas”, promovido pelo Ministério do Planeamento, realçando que face aos constrangimentos orçamentais que o país tem vindo a vivenciar, é necessário a mobilização do sector privado para fechar as lacunas no desenvolvimento de infraestrutura e prestação de serviços.
Destacou a importância do seminário, face às melhorias do processo de identificação e selecção de potenciais projectos que podem ser implementados por via de parcerias público-privadas.
Apelou aos participantes no sentido de aproveitarem os conteúdos a serem transmitidos, com vista a mobilização eficaz, eficiente e célere de empresários com robustez financeira e económica, para potenciar as potencialidades socioeconómicas que cada município da região leste dispõe.
A formação com a duração de cinco dias, está a ser realizada no âmbito das reformas e sustentabilidade das finanças públicas, no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023/2027.
A acção formativa está a ser dirigida aos administradores municipais, adjuntos, directores províncias do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatísticas (GEPE), Obras Públicas e Infra-estruturas, Desenvolvimento Económico Integrado, secretários dos Governos Provinciais da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico. QB/JW/HD