Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

“Giras Mais” passa a ser obrigatório nos transportes públicos em Dezembro

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 04 Novembro de 2024 | 19h46
Autocarros para o transporte público da empresa Ango Real
Autocarros para o transporte público da empresa Ango Real
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – O uso do passe “Gira Mais” nos transportes públicos (autocarros), que circulam nas rotas Estrada de Catete/Via Expressa e Vila de Cacuaco/São Paulo/Baleizão, passa a ser obrigatório para todos os passageiros, a partir de Dezembro próximo.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira, em Luanda, pelo presidente da Comissão Executiva da Empresa Nacional de Bilhética Integrada, Mário Nsingui Pedro, avançando que esse processo será gradual para outras rotas.

Em declarações à imprensa, no final de um encontro com parceiros e intervenientes do processo da retirada do pagamento a bordo das viagens, o responsável da Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) assegurou que, a partir de 1 de Dezembro deste ano, o utente que não tiver o Gira Mais poderá adquirir no momento do embarque no local.

De acordo com o presidente executivo, a implementação do passe Gira Mais retira a circulação do dinheiro a bordo dos autocarros, tornando mais seguro e extensivo o horário do serviço de transporte público.

Acrescentou que esse passe também vai permitir poupar 30 por cento das receitas que eram desviadas anteriormente, fortalecendo as operadoras em termos financeiros.

Por outro lado, Mário Nsingui Pedro alertou que o passageiro que partilhar o seu documento com o outro terá o seu passe bloqueado e precisará pagar 10 mil kwanzas para desbloquear.

Para facilitar o acesso do documento, a fonte sublinhou que, até o dia 30 deste mês, a adesão continua a ser bonificada com uma oferta de 1 500 kwanzas, equivalentes a 10 viagens, mas depois deste período o preço para aquisição do Gira Mais passará a ser o normal.

Disse que a aquisição do passe pode ser feita no SIAC e nas paragens dos autocarros, onde estão instaladas lojas próprias da ENBI e pontos de carregamento para quem esgotar o seu crédito.

Por seu turno, o presidente da Associação dos Coletivos Urbanos de Passageiros de Angola, Carlos Carneiro, mostrou-se satisfeito pelo encontro, que visou abordar os constrangimentos da bilhética para a atractividade dos utentes.

Considerou ser um sistema que ainda está em fase de teste, sendo a sua implementação gradual.

"Pelos dados apresentados,   creio que em dois anos estaremos a resolver o problema da população e das próprias operadoras em termos de mobilidade", augurou.

Desde a implementação do referido sistema, em Outubro de 2023, até a presente data, a ENBI emitiu 31 mil e 85 passes Gira Mais.

Desse número, 17 mil e 643  passes foram emitidos em Luanda, 7 594 em Benguela, 5 217 na Huila, 322 em Malanje  e 302 no Huambo, tendo as duas últimas províncias emitido apenas passes regulares (3 379), enquanto as restantes emitiram para estudantes (20 552 passes) e antigos combatentes (7 080).

Com 63 mil 762 passes, a TCUL lidera a lista do total de documentos emitidos, em Luanda, a Angoreal soma 29 mil, Angoaustral 20 mil 222,  Rosalina Express 18 mil 260, Macon 15 mil 478, Cidrália 14 mil 186, Empala mil 740, Stram mil 399 e Cancom 942.

Esse sistema tem uma transportação de aproximadamente 15 milhões de passageiros, dos quais 9 milhões transitam na Estrada de Catete. ML/QCB



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+