Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

OAA promete combate implacável aos profissionais que desonram classe

     Sociedade              
  • Cuanza Norte • Segunda, 04 Novembro de 2024 | 22h13
Bastonário da OAA, José Luis Domingos, no encontro de cortesia no governo provincial de Benguela
Bastonário da OAA, José Luis Domingos, no encontro de cortesia no governo provincial de Benguela
Antonio Lourenço

Ndalatando – O Bastonário da Ordem de Advogados de Angola (OAA), José Luís Domingos,  alertou hoje (segunda-feira), em Ndalatando (Cuanza-Norte), que a instituição será implacável no combate aos profissionais que desonram a classe.

 Falando na abertura do Colóquio Regional de Ética e Deontologia,  considerou que a ética e a deontologia são fundamentos da profissão e garante da  credibilidade e a dignidade do exercício da advocacia.

Logo, defendeu,  uma actuação ética é indispensável para construir uma justiça que sirva plenamente à sociedade.

Realçou que por mais tecnicamente preparado que esteja, ninguém é um bom profissional, se não for eticamente correcto e deontologicamente exemplar.

Para o bastonário, esta é uma responsabilidade que todos os profissionais da classe carregam individual e colectivamente.

Luis Domingos disse que a instituição enfrenta hoje desafios éticos concretos nas províncias do Cuanza- Norte, Malanje e Uíge e esta compromentida a abordá-los para recuperar a dignidade da classe.

 Por outro lado, o bastonário da OAA  defendeu a alteração urgente do “triste” quadro da advocacia em Angola, onde mais de 95% dos advogados não conseguem viver dignamente da  profissão.

Para inverter  a situação , apontou a superação da qualidade dos advogados, preparando-os para os desafios não apenas no presente, mas também no futuro.

Disse que a ordem esta empenhada em remover barreiras, especialmente as linguísticas, com o projecto “Inglês para todos" e do ensino do Mandarim, entre outras formações que possibilitem aos advogados conquistar um novo perfil de clientela.

O delegado provincial da OAA no Cuanza-Norte, Lucas Leitão,  destacou  a relevância do evento, pelo facto de a abordagem sobre a ética profissional abarcar direitos e deveres do advogado, versados na preservação da conduta, honra, nobreza, honestidade e outros princípios no exercício da profissão.

Para o responsável provincial da OAA, a realização do presente colóquio inter-regional representa a afirmação da advocacia em Angola, baseada na renovação do compromisso perene à cidadania e ao estado de direito, assim como na  afirmação da defesa, da independência, integridade e liberdade, enquadrada nos princípios deontológicos que caracterizam os profissionais.

O colóquio reuniu profissionais de Malanje, Uige e Cuanza-Norte e decorreu com o lema “ A ética e deontologia na advocacia,como pressupostos para dignificar a classe e fortalecimento do estado democrático e de direito”.

A província do Cuanza-Norte conta com mais de 100 advogados. IMA/YD





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola inicia “luta” pelo 3.º CAN de futebol feminino

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 06h02

AN vota proposta de Lei de Atribuição de Medalhas

 Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 00h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+